top of page
Foto do escritorPedro Santa Helena

O que esperar do Marketing em 2021?

Essa é a pergunta que a maioria de nós - comunicadores - fazemos enquanto aguardamos e observamos as movimentações do mercado. Nos últimos meses, temos refletido sobre as transformações de um setor que nunca foi estático. O dinamismo das áreas de comunicação e marketing sempre foi louvável e, por isso, a atualização constante é algo que merece nossa cuidadosa atenção.


De acordo com o Marketing Forecast 2021, desenvolvido pela WGSN, podemos encontrar insights importantes para estratégias e ações ainda pouco exploradas pelas marcas brasileiras. Dentre elas, ressalta-se:


Estratégias paralelas de crescimento


O que já era difícil, tornou-se ainda mais desafiador. Em 2021, as marcas precisam gerir muito bem seu investimento em Marketing e Comunicação, em virtude da crise mundial pela qual estamos passando. Gerir os inúmeros cortes de gastos - na grande maioria dos mercados - e ainda assim conseguir manter-se no mercado é uma questão de sobrevivência.


Continuar crescendo através de estratégias ágeis de longo prazo significa guiar sua marca através de ações de manutenção de reputação e construção de identidade de marca. Enquanto o marketing curva-abaixo representa manter as atividades de marketing ativas durante o período de crise para um melhor aproveitamento do ambiente digital após a pandemia. Além disso, também aponta uma forma segura de manter-se em evidência utilizando publicidade digital e preservando os recursos de comunicação tão necessários neste cenário. Felizmente, reduzir não significa extinguir.


Diversidade, Inclusão e Equidade


Não é de hoje que o posicionamento de marcas a favor de causas como D&I vem sendo discutidas em todo o mundo. Assim, em 2021 não será diferente. Cada vez mais é necessário que estejamos preparados para treinar e educar os mercados a apoiarem causas que gerem valor aos seus públicos, em especial os consumidores.


Hoje, precisamos entender que o apoio não é apenas uma doação milionária por parte de empresas ou apoiar eventos que representam a causa. Ir além disso, significa criar espaços, iniciativas, programas de reeducação corporativa para gerar novos comportamentos e atitudes no mercado mundial, principalmente no brasileiro. Sem dúvidas, esse movimento trará grandes respostas ao negócio que conseguir abraçar seu público e sua representatividade social.


Diversificação do negócio


Um dos grandes problemas que a pandemia trouxe foi a desaceleração do consumo em muitos mercados. Pensando em diversas formas de atrair os clientes e conseguir que o seu consumo permaneça e/ou cresça, marcas tem estendido seu universo para alcançar seu consumidor, não importa onde ele esteja.


Podemos pensar em marcas de moda, como a Misci - Moda Brasileira - que possui coleções masculinas, femininas e para casa. O conceito da marca avança o vestir e se torna parte da vida (e da mobília) do consumidor. A Dior, por exemplo, possui sua própria linha Home, inspirada em coleções e estampas apresentadas pela label. Indo além, marcas que consigam apresentar serviços que excedam as barreias do consumo físico e entreguem propostas diferenciadas, como conteúdos exclusivos ou vantagens complementares, podem, inclusive, gerar valores de marca imensuráveis.


Observação e nutrição de comunidades


Observar e nutrir comunidades é uma nova forma de identificar necessidades e propor soluções efetivas para problemas que existem há tempos. A palavra-chave para entendermos o comportamento de cada indivíduo e sua comunidade é: dados. Através desses, é possível compreender grupos de pessoas e suas necessidades, além de como suas decisões e atitudes poderão desenhar a forma de consumir produtos e serviços.


A nutrição dessas comunidades passa pela área de relacionamento, através de CRMs entre outras ferramentas que subsidiam a gestão efetiva desses dados. Em 2021, priorizamos o coletivo e como as decisões de um grupo podem impactar positiva e/ou negativamente as organizações. Em uma hipótese, uma marca consegue posicionar um de seus produtos de uma forma positiva na mente de seus consumidores, e na venda ela consegue dados para nutrir essa comunidade. Então, a mesma poderá compreender as necessidades de seu público e oferecer mais produtos, soluções e promover um melhor relacionamento com eles.


Universo de Marca


Já imaginou a possibilidade de um cliente entrar em um espaço tão incrível e único que parece ser uma realidade paralela? Essa é a proposta do universo de marca. Diversos designers, engenheiros, comunicadores e muitos outros profissionais se esforçam para compor um mundo inteiramente conceitual para suas marcas, onde existem linguagens próprias, produtos e serviços que você só encontra naquele lugar. Nesse momento pandêmico, essa necessidade é alta. Estamos buscando espaços para consumir que sejam diferentes, acolhedores, práticos e que tenham a essência das marcas que escolhemos. No ambiente digital, clamamos por oportunidades de nos encantarmos, desde a busca até o pós-compra.

 

Dentre algumas das possíveis tendências de marketing, quais você acredita que podem avançar nos próximos anos?


Comenta comigo!

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page